.

Piramides

egipto.com.br

.
.
Publicidade:

Múmias do Egito Antigo:

.

Sárcófago Usado Egito Antigo.

Sárcófago Usado Egito Antigo.

A palavra múmia significa em árabe, betume ou asfalto, material possivelmente utilizado pelos egípcios para o embalsamamento.

Os egípcios por acreditarem que existia uma outra vida depois da morte, e que o corpo poderia ressuscitar, criaram técnicas para impedir que os corpos dos mortos se decompusessem, muitos povos antigos tinham por hábito esta prática, mas são as Múmias Egípcias que mais facinam pela engenhosidade com que foram criadas.

Os corpos eram tratados com diversos compostos quimicos, geralmente sal, sódio e resinas, sendo depois envolvidos em faixas de linho. 

Em alguns períodos da história do Egito Antigo, era comum colocar uma máscara que tinha a aparência do rosto do falecido, assim se impedia não só que o corpo se deteriorasse, mas também que não perdesse sua identidade.

Depois o corpo já preparado e envolto nas faixas de pano, era cuidadosamente depositado dentro de uma urna mortuária, conhecida como sarcófago, que era então colocado dentro do seu túmulo. Os túmulos mais famosos são as Pirâmides do Egito utilizadas pelos Faraós. 

Dentro deste sofisticado ritual, também existia espaço para preces, orações e o acondicionamento de tesouros e coisas que o falecido mais apreciava quando em vida dentro da Câmara Mortuária, tudo com o objetivo de serem usados no pós-morte.

O embalsamamento é práticado ainda hoje, porém por motivos diferentes do passado e com técnicas e produtos mais modernos.

.

Publicidade:
Publicidade:
   

.

.
www.egipto.com.br
.
.