Informações Sobre o Egito Antigo

Publicidade:

Canal de Suez, História e Contribuição do Egito Antigo.

Pode-se dizer que a idéia de encurtar as distâncias entre o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo não é exatamente inédita, pois foram os Egípcios que primeiro tiveram esta intenção.

Os egípcios chegaram a unir o Rio Nilo ao Mar Vermelho, através do chamado Canal de Ptolomeu.

Os venezianos, no inicio do séculoXVI, tentaram obter permissão dos turcos que dominavam a região para a realização do projeto, isto na ânsia de encontrar um caminho mais fácil para a Índia, de onde recebiam as preciosas especiarias.

Algumas Características do Canal de Suez.

O Canal de Suez é uma ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho que levou dez anos para ser construído, tendo suas obras iniciadas no ano de 1859 e o término da construção ocorreu em 1869.

O responsável por esta maravilha de engenharia foi Ferdinand de Lesseps, que depois tentou construir o Canal do Panamá, não obtendo sucesso.

Com a construção do Canal de Suez ocorreram duas importantes consequências:

1 - Houve o encurtamento das distâncias entre os portos da Europa e os da Ásia das Monções e do Extremo Oriente.

2 - Ocorreu o renascimento da navegação através do Mar Mediterrâneo, estagnada durante quatro séculos e o rejuvenscimento de muitos de seus portos.

Navios da Inglaterra, Noruega, França, Itália são os que mais utilizam o Canal de Suez, trazendo da Ásia petróleo, cereais, borracha, manganês, açúcar, oleaginosas e outros produtos industrializados.

Desde 1956 o Egito controla o Canal de Suez, que antes estava sob o controle da Inglaterra.

Publicidade: